Instrumentos Musicais Tradicionais



O interesse de Emília Biancardi por instrumentos musicais de cultura popular fez nascer a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais “Emília Biancardi”.
Essa coletânea, de valor histórico-cultural inestimável começou a ser formada quando de uma pesquisa realizada no interior da Bahia a partir de um maracá, recebido como presente de uma pessoa amiga. Depois, as peças foram sendo adquiridas, muitas com esforço e sacrifício pessoal da Professora e outras tantas presenteadas a ela por seus amigos. Hoje, o acervo compreende mais de 1000 instrumentos – sejam oriundos dos cinco Continentes de mais diversos países, sejam criados ou recriados por Emília Biancardi a partir de suas pesquisas para seus projetos e espetáculos.
A Coleção engloba instrumentos de categorias diversas, incluindo os de cunho cerimonial, destacando-se relíquias musicais de índios brasileiros a exemplo dos instrumentos das tribos Camaiurais e Calapalos, do Xingu, e Carajás - da Ilha do Bananal.
Com todo esse material em mãos, com sua visão de etnomusicóloga, folclorista e professora, Emília Biancardi, decidiu montar exposições proporcionando compartilhar essa riqueza com outras pessoas interessadas pelo tema.
Esses eventos são verdadeiras atividades didáticas. A exposição dos instrumentos é utilizada para despertar o interesse pela cultura popular tradicional e pelo folclore incluindo em sua programação, na maioria das vezes, demonstração de alguns instrumentos expostos, palestras e debates relativos ao tema escolhido.As primeiras mostras aconteceram nos Estados Unidos - no Caribe Cultural Center e no Lincoln Center em New York, na Fundação Cultural de Woodstock Time, e em várias Escolas e Universidades americanas.
Na Bahia a Coleção já participou de eventos e exposições em diversos locais sendo, inclusive, motivo para um projeto didático-pedagógico que objetivava a dinamização de Bibliotecas Públicas, desenvolvido em parceria com a Fundação Pedro Calmon.
A Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais “Emilia Biancardi” participou, em 2005, do Mercado Cultural conceituado evento realizado anualmente em Salvador/Bahia.
Atualmente encontra-se aberta à visitação pública na Rua Gregório de Mattos, 31, Pelourinho em Salvador-BA, com visitação aberta ao público das 09h às 12h e das 13h às 17h.